segunda-feira, 30 de julho de 2012

III Retiro Espiritual - "Deixai-vos conduzir pelo Espírito"(Gl 5, 18)


Mais uma oportunidade de Deus para a nossa salvação.
Por Luiz Cezar Martins
Grupo de Oração Fonte Viva do Santíssimo Sacramento

Em um mundo frenético, de compromissos múltiplos, onde, quase sempre, não encontramos tempo para nada e nem mesmo para Deus, um retiro espiritual torna-se imprescindível para a nossa vida.
É uma oportunidade de paramos um pouco para refletir sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida; para pensar em como estamos vivendo, quais motivações para as tarefas que realizamos e para o modo de vida que estamos levando; como estamos agindo e nos comportando no meio da sociedade. Enfim, uma série de questionamentos que podem ser respondidos por meio do silêncio, da oração, da pregação e de um aproximar-se mais intenso ao Senhor.
Foi com este propósito que no dia 21 de julho aconteceu em nossa comunidade o terceiro Retiro Espiritual com o tema “Deixai-vos conduzir pelo Espírito”. E como já é tradicional, o Retiro foi conduzido por Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo da diocese de Apucarana e nosso ex-pároco.
Mais de 150 paroquianos participaram desta terceira edição do Retiro, onde através das orações, das pregações e dos testemunhos de Dom Celso todos puderam aprofundar a temática da vivência comunitária e em família sob a luz da Palavra de Deus na Epístola de São Paulo aos Gálatas (Gl 5,13-18) que nos adverte:
“Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da escravidão. Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Contudo, não abuseis da liberdade como pretexto para viverdes segundo a carne; mas, pela caridade, colocai-vos ao serviço uns dos outros, porque toda a Lei se resume nesta palavra: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo». Se vós, porém, vos mordeis e devorais mutuamente, tende cuidado, que acabareis por destruir-vos uns aos outros. Por isso vos digo: Deixai-vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne”.
O retiro foi marcado por vários momentos fortes de espiritualidade onde os participantes por várias vezes se emocionaram ao ponto de derramar lágrimas diante das verdades de Deus reveladas através das belas pregações de Dom Celso.
Foram momentos de vivenciar o céu aqui na terra, porém, com a consciência de que fazemos parte deste mundo e, portanto, devemos colaborar com Deus e com os irmãos para que o Reino do Céu seja implantado aqui e agora.
 “Convido a todos vocês a tomar a decisão de ser um sinal do Céu. E quais frutos do Espírito Santo o Senhor nos propõe a cultivar para sermos aqui nesta terra um sinal do Céu? Os frutos da caridade, da brandura, da afabilidade, da paz, da temperança e da paciência.”
Com estas palavras, em um dado momento do Retiro, Dom Celso desafiou a todos a serem aqui nesta terra um sinal do Céu.
E lembrando o que nos fala São Paulo em Gl. 5, 24 – "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Dom Celso ensinou ainda que “as paixões e as concupiscências nos empurram para as obras da carne, mas Deus deseja que pratiquemos as obras do Espírito. E este retiro é mais uma oportunidade que Deus nos concede para abrirmos o nosso coração para dar permissão para Deus realizar as suas maravilhas em nossa vida”. Finalizou.
Com um belíssimo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento o Retiro foi encerrado com a celebração da Santa Missa que se iniciou às 18hs após a acolhida que o Pe. Fábio fez a Dom Celso e a todos os participantes do Retiro. A Santa Missa foi presidida por Dom Celso e concelebrada pelo Pe. Régis que permaneceu durante todo o Retiro atendendo as confissões juntamente com o Pe. Gilberto e Pe Fabio.
E como se já não fossem suficientes todas as graças recebidas neste Retiro, após a Santa Missa todos ainda foram convidados a participar de um delicioso café colonial servido no salão paroquial.
Louvado seja o Senhor por tantas maravilhas que Ele nos concedeu neste dia.




Um comentário:

  1. Foi um dia de muitas bençãos e graças, Jesus falou conosco através das palavras de Dom Celso. Dom Celso nós o amamos muito.

    ResponderExcluir