sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Cerco de Jericó

O que é o Cerco de Jericó

O Santo Padre, João Paulo II, devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, Bispo de Cracóvia. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim . Em fins de novembro de 1978, 7 semanas depois do Conclave que havia eleito João Paulo II como Papa, a Santíssima Virgem deu uma mensagem a uma alma privilegiada da Polônia onde dizia: "Para a preparação e para o êxito da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio, em Jasna Gora, um Congresso de Rosário: 7 dias e 6 noites de rosários consecutivos, diante do Santíssimo Sacramento exposto". Assim, para obter “uma vitória certa”, que era a entrada do Papa João Paulo II em sua Pátria, alguns piedosos poloneses organizaram em seu país aquilo a que chamaram de Cerco de Jericó.
O Cerco de Jericó consiste na oração incessante de Rosários ou Terços, durante sete dias, diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no Antigo Testamento, no capitulo 6 do livro de Josué...Depois da morte de Moisés, Deus acolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da terra prometida. Ora, a cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade orando e louvando a Deus, tendo à frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram... Hoje, em várias partes do mundo estão sendo realizados Cercos de Jericó. É Nossa Senhora quem ensina que se organizem os rosários permanentes e os Cercos de Jericó, se queremos ter a certeza da Vitória!

Qual o Objetivo do Cerco de Jericó?

A exemplo de Josué, diante das muralhas de Jericó, devemos cercar nossos inimigos e todas as situações difíceis ou impossíveis de nossa vida com orações e louvores e esperar em Deus a sua ação em nosso favor. É a sabedoria de Deus contra toda sabedoria humana. Aprendemos assim, a apresentar pela adoração a Deus no Santíssimo Sacramento, as súplicas do povo de Deus e, com louvores e ação de graças, minar as estruturas das muralhas que impedem a tomada de posse da terra que nos foi dada por Deus. Este é o objetivo do Cerco de Jericó: derrubar pelo poder do Espírito Santo, as muralhas espirituais e humanas que envolvem as nossas vidas, as nossas famílias e a Igreja. O Terço de Nossa Senhora e o silêncio fecundo em frente ao Senhor Eucarístico ou em frente à cruz de Cristo, vão semeando a terra de nossa alma e também quebrando os alicerces das muralhas. Aos poucos, quando soarem as trombetas, Deus estará tomando de pavor nossos inimigos que fugirão diante da autoridade de Jesus. Veremos o poder de Deus derramando o Espírito Santo sobre o povo, o Evangelho crescendo, sendo anunciado, sendo acolhido e transformando vidas.
Fonte: Publicação impressa para divulgação da Festa da Paróquia Santíssimo Sacramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário